terça-feira, 22 de junho de 2010

Final de ano lectivo

Durante os dias 16, 17 e 18 de Junho fizemos várias actividades de encerramento do ano lectivo:

- ida à Biblioteca Municipal de Cantanhede assistir à peça de teatro "Era uma vez...um gato com botas"

- ateliês: costura, pintura, arranjos florais, experiências, biblioteca, jogos...

- entrega de diplomas e festa de encerramento do ano lectivo.

Mais um ano que terminou onde cada um de nós cresceu mais um bocadinho. Estamos todos de certeza mais "ricos". Até ao ano!


Biblioteca Escolar

Com a entrada da biblioteca da nossa escola na Rede de Bibliotecas Escolares, deu-se início a um novo ciclo na vida da nossa biblioteca.
A partir do 2º período passámos a ter acesso a sessões semanais de:
- Dinamização de leitura
- Requisição domiciliária
- Formação de utilizadores com o módulo "O livro" e sessões sobre a organização da biblioteca e o seu funcionamento, nomeadamente sobre a classificação dos documentos através da CDU.
As professoras bibliotecárias estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo destes dois períodos. No entanto, a participação activa dos alunos e a disponibilidade dos professores foram fundamentais para o sucesso destas práticas.


Estas foram algumas das histórias que ouvimos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Visita de Estudo ao Biocant Park

No dia 8 e 9 de Junho, nós, alunos do 3º ano da EB1 Cantanhede Sul fomos ao Centro de Ciência Júnior no Biocant Park, nos transportes Urbanos de Cantanhede (TUC).
Fomos bem recebidos e lá aprendemos que fazer iogurte é fácil. É com ajuda de microrganismos chamados bactérias, que o leite se transforma em iogurte. Podemos dizer que o iogurte é “um alimento vivo”.
No laboratório trabalhámos a pares e dividimos as tarefas, seguindo o protocolo.
Em dois gobelés, A e B, colocámos 50ml de leite aquecido. De seguida metemos duas colheres de iogurte no gobelé A e mexemos com uma vareta de vidro. Depois de tapados, os recipientes foram colocados numa incubadora, que era uma caixa de esferovite, para manter a temperatura.
Seria necessário esperar 6 a 8 horas para tirar conclusões, mas nós não podíamos lá estar tanto tempo. Assim, a “cientista” fez a mesma experiência no dia anterior e mostrou-nos o resultado. Pudemos observar que no recipiente A o leite estava com uma consistência pastosa e no B se mantinha líquido.
Depois da experiência, observámos ao microscópio as bactérias do iogurte (Sreptococcus termophilus e as Lactobacillus bulgaricus) aumentadas 1000 vezes.
Esta visita foi muito interessante e valeu a pena. É só experimentar em casa!
3º ano, salas 7 e 8


Eco-Desfile

No dia 4 de Junho, no âmbito do programa Eco-Escolas e integrado na semana do Ambiente, a nossa escola realizou um "Eco-Desfile" no espaço exterior do Museu da Pedra.
Os nossos pequenos manequins ficaram lindos!
Agradecemos a todos os Encarregados de Educação que se empenharam e produziram os fatos e damos os parabéns à Professora Manuela Ramos, coordenadora do Programa Eco-Escolas, por esta iniciativa.
Na EB1 de Cantanhede Sul preocupamo-nos com a preservação do ambiente, somos uma escola "ECO".
Com o desfile quisemos mostrar que utilizando materiais recicláveis se podem fazer "roupas giras e acessórios de moda". Pretendíamos consciencializar as pessoas para a necessidade de reduzir, reciclar e reaproveitar o lixo doméstico.



Escrita livre e criativa








quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

No dia 1 de Junho fomos comemorar o Dia Mundial da Criança no Complexo Desportivo da Tocha.
Fizemos uns lindos desenhos sobre o que mais gostámos.


O dia da Criança é um dia muito animado para as crianças de todo o mundo. Só que o dia da Criança não foi feito para receber presentes, foi feito para lembrar todas as crianças do mundo que não têm NADA, nem pais, nem comida, nem roupa, e há mesmo crianças que morrem no dia delas. Por isso é que nós devemos dar o que já não nos serve, e até mesmo aos ciganos que às vezes encontramos nos mercados.
Este ano com a minha escola e com a minha família o dia da Criança foi em grande!
Na escola, como todos os anos, fomos à Tocha festejar o dia da Criança com crianças de mais escolas. Foi um dia muito fixe.
Com a minha família brinquei muito, principalmente com a minha prima Catarina e com o meu primo Diogo, porque eles são os meus primos mais novos. O Diogo tem 11 anos e a Catarina tem 5 anos e por isso eu gosto muito deles. Quando nos juntamos é uma diversão não há ninguém que nos separe!
Mariana



O dia 1 de Junho,
É o dia da criança
Vamos todos para a Tocha,
No autocarro, com segurança.

Hoje não há escola,
É só brincar,
Mas amanhã
Voltamos a trabalhar.
José Bita

Os Direitos das Crianças

No dia 31 de Maio ouvimos "Os Direitos das Crianças" de Luísa Ducla Soares.

Estes foram os desenhos que fizemos depois.
Ficaram lindos!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Direitos das Crianças

Visita à feira de Cantanhede


No dia 20 de Maio, todos os alunos da escola EB1 de Cantanhede Sul foram à feira de Cantanhede. Fomos a pé com os professores, as auxiliares e com alguns pais que colaboraram e foram connosco.
Todas as turmas da escola estão a trabalhar o tema “A feira de Cantanhede”, na Área de Projecto e por isso fomos conhecer a feira.
A nossa escola estava representada na feira. Os alunos do 4º ano montaram uma banca, onde venderam muitos e variados produtos. Venderam plantas aromáticas (hortelã, alecrim, orégãos, tomilho, coentros, …), plantas ornamentais (cravos, sécias, begónias, petúnias, …), legumes (alfaces, couves, …), leguminosas (grão, feijão,…). Havia também ovos, limões, kiwis e broinhas doces. Também havia objectos e produtos feitos pelos alunos e pelos pais (panos, toalhas, sacos, estojos, vasos pintados, …)
O recinto da feira é muito grande e havia muitas tendas com roupa, calçado, loiça, fruta e mobília.
Vimos ainda o mercado do peixe e enchidos e comerciantes a vender criação (pintainhos, galinhas, coelhos, …)
A nossa turma e a turma da professora Carla fizeram entrevistas aos comerciantes e aos compradores. A professora Brígida formou grupos de meninos e cada grupo ficou com um adulto, que nos acompanhou pela feira.
Como almocei em casa regressei com os meus pais, o meu irmão, o Bernardo e o Manuel.
Foi uma manhã diferente e muito divertida! Também gostei de ver a professora Rosália.
João Miguel Loureiro


No dia 20 de Maio, nós alunos da escola EB1 de Cantanhede Sul, fomos à feira de Cantanhede, a pé.
Nós fomos à feira porque todos os alunos da escola estão a fazer um trabalho sobre a feira, na Área de Projecto.
Quando lá chegámos os meninos do 4º ano tinham montado a tenda e estavam a vender plantas aromáticas: hortelã, alecrim, orégãos, tomilho coentros… Também havia plantas ornamentais: cravos, sécias, petúnias, sardinheiras…
Alguns pais fizeram estojos, malas e carteiras para venderem.
Na feira havia tendas de roupa, fruta, móveis e alguns agricultores vendiam os seus produtos agrícolas.
Nós, os alunos do 3º ano elaborámos entrevistas com a ajuda das professoras para fazermos aos compradores e aos vendedores.
Aos vendedores perguntámos o nome, a idade, de onde vinham, há quanto tempo vendiam na feira, o que vendiam, o que achavam da feira…
Aos compradores perguntámos o nome, a idade, de onde vinham, se gostavam de comprar na feira, se almoçavam na feira…
Às 12 h regressámos à escola, já muito cansados e com muito calor.
Gostei muito desta visita porque aprendi coisas novas que não conhecia.
Carolina Guímaro

Visita do poeta José António Franco

No dia 17 de Maio de 2010,segunda-feira,o poeta José António Franco visitou a nossa escola para conversar com os alunos dos 3º e 4º anos.
De manhã, dirigimo-nos ao polivalente, onde o poeta estava acompanhado pelas professoras bibliotecárias.
Depois de estarmos todos sentados e calados, o poeta cumprimentou-nos e falou connosco sobre os livros que já escreveu e sobre o que é ser poeta. Disse-nos que um poeta deve olhar com muita atenção para as coisas, pois só assim é capaz de fazer os poemas. Ensinou-nos como devemos respirar, como devemos articular bem as palavras e como marcar o ritmo nos poemas.
Começou a exemplificar com alguns poemas do seu livro ”Versos de Respirar” e ficou espantado quando reparou que nós já sabíamos de cor vários versos. Alguns dos alunos, em grupo ou individualmente, disseram os poemas que tinham memorizado.
Durante a conversa fomos fazendo perguntas a que ele respondeu com agrado.
No final formámos fila e o autor fez dedicatórias nos livros que tínhamos comprado ou deu o seu autógrafo a quem quis.
Esta actividade foi muito agradável e aumentou o nosso gosto pela poesia.
3º ano, salas 7 e 8

Visita de estudo ao Paul de Arzila




No dia 4 de Maio de 2010 fizemos uma visita de estudo ao Paul de Arzila.
Fomos no autocarro da Câmara Municipal de Cantanhede e saímos por volta das 9h15min.
Quando chegámos, lanchámos e em seguida começámos a visita. Tivemos a oportunidade de ver o Paul através de binóculos.
Ficámos a saber que é uma reserva natural onde podemos observar várias espécies de animais e plantas. O símbolo desta reserva é a garça vermelha, uma ave em vias de extinção, como nos explicou o guia. Conseguimos ver uma a ir buscar comida a um lago.
Vimos também muitas plantas, algumas estavam na água.
Foi uma visita muito bonita porque estivemos em contacto com a Natureza.
Regressámos à escola às 12h30min.
Carolina Ventura

No dia 4 de Maio, as duas turmas do 3º ano da escola EB1 de Cantanhede Sul visitaram o Paul de Arzila, acompanhadas pelos seus professores.
Partimos no autocarro da Câmara por volta das 9:00. Estava um dia cheio de sol, mas com muito vento e frio. Quando chegámos, pelas 10:00, tivemos de andar um pouco a pé.
Antes de começar a visita, comemos o lanche da manhã e quem precisou foi à casa de banho.
Então, o guia acompanhou-nos e mostrou-nos o que existia no Paul de Arzila: vimos aves ao ar livre, a voar e outras à procura de alimento; também vimos uma nora e até fizemos uma fila para observar o voo das aves ao longe, com os binóculos. Havia plantas na água e erva por todo o lado.
No fim de vermos tudo, fomos para o autocarro e regressámos a Cantanhede, à escola.
Passámos uma manhã diferente e divertida, no meio da natureza e, por isso gostei muito da visita.
José Bita

Dia da Terra

No âmbito do Dia da Terra, no dia 22 de Abril, os alunos do 3º ano tiveram uma aula diferente.
Esta aula foi orientada por um grupo de estudantes do 12º ano da Escola Secundária de Cantanhede. Foi uma aula muito divertida! Com jogos, teatro e um power point abordaram-se práticas de preservação do ambiente.